Adesão à Rede Espaço Energia
Junte-se a esta missão
Entidade Promotora
Responsável pela promoção dos balcões Espaço Energia e pela disseminação de boas práticas de eficiência energética junto dos cidadãos
Entidade Gestora
Responsável pela gestão operacional dos balcões Espaço Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
Técnicos
Profissionais que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
Entidade Promotora
Responsável pela promoção e disseminação de boas práticas e políticas de eficiência energética junto da comunidade
Entidade Gestora
Encarregada da gestão operacional dos Espaços Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
Técnicos
Profissionais que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
Funções principais
Entidades Promotoras
Identificar necessidades
Mobilizar recursos
Divulgar e comunicar
Reportar indicadores de funcionamento junto da Coordenação da Rede Espaço Energia
Entidades Gestoras
Assegurar e gerir as atividades do espaço
Gerir os recursos alocados pelas entidades promotoras
Monitorizar e avaliar os resultados
Reportar indicadores de funcionamento
Assegurar o cumprimento de normas e regulamentos operacionais
Técnicos
Realizar atendimentos, incluindo o registo, resolução, seguimento pró-ativo, atualização e reporte do estado de execução do pedido
Prestar apoio técnico presencial e remoto aos cidadãos
Diligenciar, junto de parceiros, prestadores de serviço e de outras partes interessadas, visando a resolução dos pedidos rececionados
Como aderir?
A adesão à Rede Espaço Energia é simples e ágil.
Siga estes quatro passos para aderir.
01
Descarregue o formulário de adesão
Descarregue aqui e preencha o formulário de adesão à Rede Espaço Energia.
02
Entregue o formulário de adesão
Submeta aqui o formulário de adesão à Rede Espaço Energia em conjunto com os documentos solicitados.
03
Criação do balcão na Plataforma Espaço Energia
Confirme os dados do balcão nomeadamente a localização e horário, os temas que irão estar disponíveis e os técnicos para atendimento ao cidadão (Técnico Espaço Energia qualificado com formação pela ADENE).
04
Utilização da Plataforma Espaço Energia
Faça a gestão dos atendimentos através da Plataforma Espaço Energia.
Requisitos de um Espaço Energia
Quais as caraterísticas que o espaço deve ter?
O Espaço Energia deve incluir um balcão físico acessível, estar equipado com mobiliário, tecnologia, software e acesso à internet adequados para a prestação dos serviços, garantindo um ambiente confortável e funcional para o atendimento presencial dos cidadãos.
Quais os serviços mínimos obrigatórios?
- Informação e apoio técnico
Prestação de informações sobre a interpretação de faturas de energia, uso sustentável da energia e direitos dos consumidores na área da energia. - Aconselhamento especializado
Orientação sobre contratação do comercializador de energia, equipamentos eficientes, soluções de eficiência energética e energias renováveis. - Avaliação energética
Identificação de oportunidades de melhoria do conforto térmico das habitações e de redução da fatura energética. - Aconselhamento sobre financiamento
Informação sobre acesso a incentivos e financiamentos públicos e privados, incluindo opções locais, regionais e nacionais. - Recolha de dados
Recolha de dados dos utilizadores a partilhar com o Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE).
Quais as necessidades em termos de Recursos Humanos?
O Espaço Energia deve contar, com pelo menos um Técnico de Espaço Energia qualificado, devidamente formado pela ADENE, para assegurar o atendimento presencial e o bom funcionamento dos serviços.
Enquadramento no Plano Municipal de Ação Climática
O Espaço Energia deve estar integrado no Plano Municipal de Ação Climática da sua área de implantação, conforme a Lei n.º 98/2021 de 31 de dezembro, com vigência até 2030 e sujeita a revisão.
Divulgação na plataforma eletrónica
O Espaço Energia deve divulgar os serviços disponíveis na plataforma da Rede Espaço Energia, permitindo o agendamento do atendimento por parte dos cidadãos, diretamente na plataforma.
Utilização da plataforma de registo e reporte de dados
As entidades promotoras devem utilizar a plataforma ou mecanismos de registo disponibilizados pela ADENE para reportarem dados necessários à gestão e monitorização da atividade
Promoção da qualidade de membro da Rede
O Espaço Energia deve promover a sua qualidade de membro da Rede, destacando a sua adesão em peças de comunicação e nas suas instalações, utilizando a imagem da marca “Espaço Energia” (incluindo o logótipo da ADENE), conforme os manuais de normas fornecidos.
Atualização das informações
O Espaço Energia deve manter a informação de contacto e a descrição dos serviços atualizadas no site da Rede Espaço Energia, incluindo outras informações relevantes conforme solicitado pela ADENE.