Adesão à Rede Espaço Energia
Junte-se a esta missão
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Entidade Promotora
Responsável pela promoção dos balcões Espaço Energia e pela disseminação de boas práticas de eficiência energética junto dos cidadãos
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Entidade Gestora
Responsável pela gestão operacional dos balcões Espaço Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
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Técnicos
Profissionais formados e qualificados que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
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Entidade Promotora
Responsável pela promoção e disseminação de boas práticas e políticas de eficiência energética junto da comunidade
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Entidade Gestora
Encarregada da gestão operacional dos Espaços Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
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Técnicos
Profissionais que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
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Entidade Promotora
Responsável pela promoção e disseminação de boas práticas e políticas de eficiência energética junto da comunidade
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Entidade Gestora
Encarregada da gestão operacional dos Espaços Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
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Técnicos
Profissionais que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
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Entidade Promotora
Responsável pela promoção e disseminação de boas práticas e políticas de eficiência energética junto da comunidade
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Entidade Gestora
Encarregada da gestão operacional dos Espaços Energia, garantindo um serviço de qualidade aos cidadãos
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Técnicos
Profissionais que apoiam diretamente os cidadãos, oferecendo orientação personalizada em questões de eficiência energética
Funções principais
Entidades Promotoras
Identificar necessidades
Mobilizar recursos
Divulgar e comunicar
Reportar indicadores de funcionamento junto da Coordenação da Rede Espaço Energia
Entidades Gestoras
Assegurar e gerir as atividades do espaço
Gerir os recursos alocados pelas entidades promotoras
Monitorizar e avaliar os resultados
Reportar indicadores de funcionamento
Assegurar o cumprimento de normas e regulamentos operacionais
Técnicos
Efetuar a formação e qualificação, gratuita, como Técnico Espaço Energia, ministrada pela Academia ADENE e acessível aqui.
Realizar atendimentos, incluindo o registo, resolução, seguimento pró-ativo, atualização e reporte do estado de execução do pedido
Prestar apoio técnico presencial e remoto aos cidadãos
Diligenciar, junto de parceiros, prestadores de serviço e de outras partes interessadas, visando a resolução dos pedidos rececionados
Como aderir?
A adesão à Rede Espaço Energia é simples e ágil.
Siga estes quatro passos para aderir.
01
Descarregue o formulário de adesão
Descarregue aqui e preencha o formulário de adesão à Rede Espaço Energia.
02
Entregue o formulário de adesão
Submeta aqui o formulário de adesão à Rede Espaço Energia em conjunto com os documentos solicitados. Se tudo estiver correto, receberá por email as credenciais de acesso à Plataforma Espaço Energia para gerir o seu balcão.
03
Confirme os detalhes do balcão na Plataforma
Aceda à Plataforma Espaço Energia e confirme ou atualize os dados do balcão nomeadamente a localização, o horário, os serviços disponíveis e os técnicos designados. Saiba mais aqui sobre a formação para técnicos.
04
Utilize a Plataforma Espaço Energia
Use a Plataforma da rede para registar e fazer a gestão dos atendimentos e da atividade do seu Espaço Energia.
Requisitos de um Espaço Energia
Quais as caraterísticas que o espaço deve ter?
O Espaço Energia deve incluir um balcão físico acessível, estar equipado com mobiliário, tecnologia, software e acesso à internet adequados para a prestação dos serviços, garantindo um ambiente confortável e funcional para o atendimento presencial dos cidadãos.
Quais os serviços mínimos obrigatórios?
- Informação e apoio técnico
Prestação de informações sobre a interpretação de faturas de energia, uso sustentável da energia e direitos dos consumidores na área da energia. - Aconselhamento especializado
Orientação sobre contratação do comercializador de energia, equipamentos eficientes, soluções de eficiência energética e energias renováveis. - Avaliação energética
Identificação de oportunidades de melhoria do conforto térmico das habitações e de redução da fatura energética. - Aconselhamento sobre financiamento
Informação sobre acesso a incentivos e financiamentos públicos e privados, incluindo opções locais, regionais e nacionais. - Recolha de dados
Recolha de dados dos utilizadores a partilhar com o Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE).
Quais as necessidades em termos de Recursos Humanos?
O Espaço Energia deve contar, com pelo menos um Técnico de Espaço Energia qualificado, devidamente formado pela ADENE, para assegurar o atendimento presencial e o bom funcionamento dos serviços.
Enquadramento no Plano Municipal de Ação Climática
O Espaço Energia deve estar integrado no Plano Municipal de Ação Climática da sua área de implantação, conforme a Lei n.º 98/2021 de 31 de dezembro, com vigência até 2030 e sujeita a revisão.
Divulgação na plataforma eletrónica
O Espaço Energia deve divulgar os serviços disponíveis na plataforma da Rede Espaço Energia, permitindo o agendamento do atendimento por parte dos cidadãos, diretamente na plataforma.
Utilização da plataforma de registo e reporte de dados
As entidades promotoras devem utilizar a plataforma ou mecanismos de registo disponibilizados pela ADENE para reportarem dados necessários à gestão e monitorização da atividade
Promoção da qualidade de membro da Rede
O Espaço Energia deve promover a sua qualidade de membro da Rede, destacando a sua adesão em peças de comunicação e nas suas instalações, utilizando a imagem da marca “Espaço Energia” (incluindo o logótipo da ADENE), conforme os manuais de normas fornecidos.
Atualização das informações
O Espaço Energia deve manter a informação de contacto e a descrição dos serviços atualizadas no site da Rede Espaço Energia, incluindo outras informações relevantes conforme solicitado pela ADENE.